quinta-feira, 3 de março de 2016

Bolo Moka

Este foi o bolo que fiz para o almoço de aniversário do meu pai.
Um bolo com sabor a café que ele tanto aprecia.




Ingredientes:
Bolo:
4 ovos
4 c. de sopa de água quente
240 g de açúcar
4 c. de chá de açúcar baunilhado
100 g de farinha
100 g de amido de milho
2 c. de chá de fermento
Calda:
150 ml de café forte
100 g de açúcar
2 c. de sopa de Baileys
Cobertura:
200 g de mascarpone
120 g de açúcar
2 c. de chá de açúcar baunilhado
1 café (bica)
200 ml de natas
1 c. de sopa de sumo de limão
Pepitas de chocolate q.b.


Preparação:
Bata os ovos com a água quente, com a batedeira elétrica na velocidade máxima durante 1 minutos, até a mistura ficar espessa e com espuma. Junte os açúcares e bata mais 2 minutos. Junte a farinha, o amido de milho e o fermento e bata na velocidade mais baixa até obter uma mistura fofa. Deite numa forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC  até estar cozido (no meu forno cerca de 30 min).
Retire o bolo do forno, desesnforme e deixe arrefecer.
Enquanto o bolo coze, faça a calda de café. Leve o café com o açúcar ao lume até o açúcar dissolver. Junte o Baileys. Deixe arrefecer.
Cobertura:
Bata o mascarpone com os açúcares até ficar um creme homogéneo. Adicione o café e bata mais um pouco. Noutra taça, bata as natas com o sumo de limão até ficarem firmes. Envolva suavemente com o creme de mascarpone e café. Guarde no frio até usar.
Corte o bolo na horizontal e coloque uma parte no prato de servir. Humedeça com a calda de café, usando um pincel. Barre com o creme de mascarpone e café. Coloque a outra parte sobre o bolo, pincele o topo do bolo com a restante calda de café e cubra com o creme de mascarpone e café. Leve ao frio. Decore a gosto com as pepitas de chocolate.



Bom Apetite!

7 comentários:

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: