quarta-feira, 3 de março de 2021

Pão da Titá com Alfarroba

 A minha filha Inês adora o pão da Titá. Todos os fins de semana faz questão de ser ela a preparar a massa. É mesmo muito simples de fazer, sem trabalho nenhum. No blog encontram várias versões deste pão. Desta vez juntamos farinha de alfarroba, daí a  cor mais escura.





Ingredientes:

200 g de farinha de trigo T55 
150 g de farinha integral
80 g de farinha de alfarroba

70 g de farinha de espelta

sementes a gosto (usei chia, sésamo, abóbora, girassol e papoila)
50 0ml  de água tépida
1 c. de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca Fermipan (cerca de 5 g)


Preparação:

Numa taça, coloque as farinhas e as sementes (se usar) e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture com uma colher de pau. (a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora.
Ao fim desse tempo, ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro, panela  ou pyrex com tampa (com cerca de 22-25cm de diâmetro). Com cuidado, retire o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha.
Verta a massa para dentro do tacho e polvilhe com mais um pouco de farinha. Tape o tacho com a tampa e volte a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. Ao fim desse tempo, retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada. Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.




Bom Apetite!

1 comentário:

  1. Já fiz pão com farinha de alfarroba e gostei muito.
    Esse tem muito bom aspeto.

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: