terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos e Merengue Suiço Queimado

Eis a minha primeira experiência com merengue suiço, uma cobertura que confesso, me assustava um pouco e por isso tinha vindo a adiar, a adiar... Pois vou voltar a repetir em breve, porque correu muito bem.
A receita do bolo e da cobertura é da Teresa Rebelo do blog Lume Brando a quem quero agradecer a sua ajuda preciosa em me esclarecer em algumas dúvidas que às vezes me vão surgindo.




Ingredientes:
Bolo:
6 ovos
240 g de açúcar
130 g de farinha sem fermento
40 g de miolo de amêndoa móido
100 g de óleo
1 c. de sopa cheia de fermento em pó
Merengue Suiço:
4 claras de ovo L
180 g de açúcar
doce de ovos  q.b.
fios de ovos q.b.


Preparação:
Bolo:
Junte todos os ingredientes pela ordem apresentada numa taça. Mexer até estar tudo misturado. Verta numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos.
Merengue Suiço:
Leve ao lume em banho-maria as claras e o açúcar (a água não deve tocar no recipiente das claras). Vá mexendo até o açúcar se dissolver completamente e a mistura estar quente ao toque.. Retire do lume e bata com a batedeira elétrica, primeiro numa velocidade baixa, depois em velocidade média alta até se formar um merengue brilhante e firme.
Montagem do bolo:
Coloque o bolo num parto, corte ao meio e recheie com o doce de ovos. Cubra com a outra metade do bolo. Cubra com o merengue suiço. Queime com um maçarico de cozinha. Decore com fios de ovos





Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Ficou um encanto o bolo!
    Adoro bolos de amêndoa com doce de ovos!
    Tenho a certeza de que esse é perfeito.
    Um grande beijinho e bom Natal.

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: