segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Pão da Titá Integral com Aveia

Já publiquei a receita deste pão maravilhoso, já há algum tempo aqui. É um pão que não leva tempo nenhum a preparar, basta misturar os ingredientes e deixar levedar no mínimo 1 hora (já deixei a levedar 8 horas!). A minha filha Inês adora este pão e faz questão de levar sempre o pão da Titá na lancheira. Esta versão tem farinha integral e flocos de aveia.






Ingredientes:
220 g de farinha de trigo T55 
180 g de farinha integral
80 g de flocos de aveia
sementes a gosto (usei chia, sésamo, abóbora, girassol e papoila)
420 ml de água tépida
1 c. de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca Fermipan (cerca de 5 g)


Preparação:
Numa taça, coloque as farinhas e as sementes (se usar) e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture com uma colher de pau. (a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora.
Ao fim desse tempo, ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pyrex com tampa (com cerca de 22-25cm de diâmetro). Com cuidado, retire o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha.
Verta a massa para dentro do tacho e polvilhe com mais um pouco de farinha. Tape o tacho com a tampa e volte a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. Ao fim desse tempo, retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada. Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.





Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Adoro pão caseiro , tenho andado muito preguiçosa ara fazer.
    Esse ficou perfeito.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que riqueza que ficou!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: