quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Pão da Titá

Costumo fazer pão em casa com alguma frequência na minha MFP. Para mim não há nada melhor do que o cheirinho de pão acabado de cozer a invadir-nos a casa.
Esta receita é da Titá Negrão que foi partilhada pela Joana Roque no seu livro "Família e Amigos à mesa". Já andava há bastante tempo para o fazer, mas tinha uma dúvida quanto ao tamanho do tacho de barro/pyrex a utilizar. Obrigada Joana por teres esclarecido esta dúvida para que eu pusesse logo de seguida a colher na massa ;)
Atrevam-se a experimentar, que além de super fácil de fazer fica uma maravilha.
Por aqui vai ser repetido muitas vezes, sem dúvida!




Ingredientes:
420 g de farinha de trigo T55
80 g de farinha de centeio, integral ou flocos de aveia
sementes a gosto (opcional)
420 ml de água tépida
1 c. de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 g)





Preparação:
Numa taça, coloque as farinhas e as sementes (se usar) e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture com uma colher de pau. (a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora.
Ao fim desse tempo, ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pyrex com tampa (com cerca de 22-25cm). Com cuidado, retire o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha.
Verta a massa para dentro do tacho e polvilhe com mais um pouco de farinha. Tape o tacho com a tampa e volte a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. Ao fim desse tempo, retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada. Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.




Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Pão caseiro, adoro, o cheiro que deixa e depois comer o pãoozinho ainda quente com manteiga é maravilhoso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado uma preguiçosa para fazer pão.
    Este é bem ao meu gosto, ficou lindo e imagino que delicioso.

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: