terça-feira, 6 de agosto de 2019

Trança de Beterraba

Já andava faz algum tempo para experimentar fazer pão de beterraba. Gosto muito da cor com que o pão fica. Como sou a única cá em casa que adora este legume, fui adiando e adiando.  Com umas beterrabas acabadas de cozer lembrei-me de novo do pão, e lá me decidi a fazê-lo desta vez. A minha filha mais velha aprovou, a mais nova nem por isso.
Resultou um pão bem fofo e com uma cor bem bonita. Uma receita a repetir mais vezes, sem dúvida. Fiz agumas alterações à receita original, mas se quiserem podem-na ver aqui no blog da Ana (a petiscana).




Ingredientes:
325 gr de beterraba (usei cozida)
100 g de água (usei a da cozedura)
1 c. de sopa de açúcar amarelo
1 1/2 c. de sopa de azeite
10 g de fermento padeiro seco
400 g de farinha integral
100 g de farinha de trigo
1 c. de chá de sal fino


Preparação:
Coloque a beterraba no copo da Bimby e programe 30seg/vel6 raspando as paredes do copo e programe mais 30seg/vel9. Reserve. Sem lavar o copo junte água, o açúcar, azeite e fermento, programe 1min/37º/vel.1. Deixe a mistura repousar no copo cerca de 10 minutos. Junte as farinhas, , o sal, o puré de beterraba à mistura do copo. Programe 5 minutos vel. espiga. Deixe levedar em local morno cerca de 1 hora. Polvilhe a bancada com farinha e divida a massa em 3 partes iguais, formando rolos com cada uma. Faça uma trança e deixe repousar novamente em local morno cerca de 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 35 minutos. Coloque uma taça com água no fundo do forno para que o pão fique com um ponto de humidade certo.
Deixe o pão arrefecer antes de cortar.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: