domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Castanha

No dia de S. Martinho comem-se as castanhas e prova-se o vinho!
E porque não comer as castanhas em forma de bolo?
Esta receita foi me dada há uns 7 anos pela minha amiga Helena e, desde aí, costumo fazê-lo sempre nesta altura.
Fica um bolo grande e húmido.





Ingredientes:
1 kg de castanhas peladas (meio cozidas)
1 litro de leite
10 ovos
500 gr de açucar


Preparação:
Colocar as castanhas no leite a ferver, e deixar cozer bem. Triturar com a varinha mágica, ou na bimby (20seg.vel.4) até obter um puré liso.
Bater as genas com o açucar e juntar ao puré de castanhas. Deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e juntar ao preparado de castanhas. Verter a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 min. Verificar se está cozido fazendo o teste do palito.
Polvilhar com açucar em pó (opcional).




Bom Apetite!

Para este bolo fiz apenas metade das quantidades indicadas.

10 comentários:

  1. Que bolo guloso! Parece um pudim :)
    Adorei a receita
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei bolo de castanhas mas pelo aspecto do teu e de outros que tenho visto não me posso demorar a experimentar...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Que lindo aspecto! Deve de ficar muito bom. Tem aspecto de queijada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fátima, que maravilha de bolo tu aí tens!
    Ficou lindo.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Experimentei fazer bolo de castanha pela 1ª vez este ano e fiquei fã... uma delícia! Bjs
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Sou "louca" por castanhas!!
    Parece um bolo pudim, deve estar delicioso.
    Bjns
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. este bolo tem um aspeto daqueles que eu adoro!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto fantástico este bolo :)
    E para quem gosta de castanhas deve ser uma perdição! Eu ficaria com essa fatia sem pensar duas vezes!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: