Como ia levar a dita sobremesa para casa de uns familiares, da qual faz parte um grande apreciador de chocolate, o meu primo P. decidi deixar o curd de limão para fazer mais tarde e em vez disso fazer esta bavaroise que é uma maravilha.
A receita está no livro Estava Tudo Ótimo da Teresa Rebelo . Na versão original a bavaroise era desenformada, mas como era para transportar acabei por levar numa taça. A cobertura de chantilly foi um acrescento meu, mas que resultou muito bem.
A pedido do meu primo, vou ter de a repetir em breve ;)
Ingredientes:
200 g de chocolate de culinária (52% de cacau no mínimo)
340 ml de leite magro
160 ml de café
170 g de açúcar amarelo
10 folhas de gelatina
7 gemas
300 ml + 200 ml de natas para bater
1 c. de sopa de acúcar em pó
Coloque as folhas de gelatina a hidratar num prato fundo com água fria.
Leve o leite e o café ao lume até começarem a fervilhar.
Parta o chocolate em pedaços pequenos para uma taça e reserve.
Noutra taça, bata bem as gemas com o açúcar e junte-lhes, em fio, a mistura do leite com café. Junte o chocolate em pedaços e mexa bem até estar bem derretido e dissolvido no leite. Escorra a gelatina, leve-a a derreter no micro-ondas e junte ao preparado anterior. Por fim, bata 30 ml de natas com a batedeira,até ficarem bem firmes, e junte-as à mistura anterior, envolvendo-as com cuidado.
Verta para a taça e leve ao frigorífico de um dia para o outro ou ao congelador para uma solidificação mais rápida. Bata as restantes natas (200ml) e espalhe em cima da bavaroise.
Bom Apetite!