quinta-feira, 30 de abril de 2020

Tarte de Côco Húmida

Em véspera de feriado deixo-vos esta tarte de côco que ficou mesmo como eu esperava, húmida.
Para quem gosta de côco fica aqui a sugestão.





Ingredientes:
8 ovos
250 g de côco ralado
220 g de açúcar
120 g de manteiga


Preparação:
Derreta a manteiga. Misture todos os ingredientes com uma vara de arames até estarem todos bem incorporados.
Verta numa tarteira forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ªC cerca de 20 minutos. A tarte deve ficar dourada e não demasiado cozida para ficar húmida.



Bom Apetite!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pão da Titá de Mistura

Faço o pão da Titá com muita frequência, posso dizer que é dos meus favoritos. Fica sempre bem, seja qual for a mistura de farinhas que use.
Desta vez saiu um pão de mistura com centeio. Ando mortinha para fazer um com nozes e passas, mas a minha filha mais nova não está lá muito de acordo comigo.






Ingredientes:
300 g de farinha de trigo T55
100 g de farinha integral 
50 g de farinha de centeio 
50 g de flocos de aveia
sementes a gosto (opcional)
420 ml de água tépida
1 c. de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5 g)


Preparação:
Numa taça, coloque as farinhas e as sementes (se usar) e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture com uma colher de pau. (a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora.
Ao fim desse tempo, ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer um tacho de barro ou pyrex com tampa (com cerca de 20cm). Com cuidado, retire o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha.
Verta a massa para dentro do tacho e polvilhe com mais um pouco de farinha. Tape o tacho com a tampa e volte a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. Ao fim desse tempo, retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada. Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.




Bom Apetite!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Empadão de Atum

Quando faço arroz, costumo fazer a mais. Dá sempre jeito e posso assim fazer outra refeição. Este foi um empadão muito apreciado cá em casa. Muito simples de fazer e ótimo para as sobras de arroz.





Ingredientes:
Sobras de arroz branco
4 latas de atum em azeite
1 cebola picada
azeite q.b.
polpa de tomate a gosto
oregãos q.b.
sal e pimenta q.b.
molho béchamel (cerca de 500ml)
queijo ralado q.b.


Preparação:
Comece por fazer um refogado com a cebola picada e o azeite. Junte a polpa de tomate, o atum escorrido e os oregãos. Deixe cozinhar um pouco. Retifique os temperos juntando sal e pimenta a gosto. Numa assadeira espalhe metade do arroz. Distribua o preparado de atum e cubra com o restante arroz. Verta o molho béchamel e polvilhe com um pouco de queijo ralado e oregãos. Leve ao forno até ganhar uma cor dourada. Sirva com uma salada.





Bom Apetite!

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Pão de Leite

Mais uma receita partilhada por alguém do Instagram. Desta vez foi a Sandra que partilhou a receita deste pão bem fofinho.
Agora em tempos de confinamento há muita gente a fazer os seu próprio pão em casa, portanto nunca é demais partilhar mais uma receita de pão. Aproveite que estamos em vésperas de feriado e experimente este pão delicioso.





Ingredientes:
250 ml de leite
60 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco (ou 7 gr de fermipan)
1 c. de chá de açúcar
1 c. de chá de sal
500 g de farinha t65


Preparação:
Colocar todos os ingredientes, exceto a farinha, no copo da Bimby e progamar 1.30 min/37ºC/vel2.
Junte a farinha e amasse 3 minutos vel.espiga. Disponha a massa numa forma de pão e deixe levedar 30 minutos. Terminado o tempo, pincele com leite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 25 minutos, até ficar dourado. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.




Bom Apetite!

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coroa Folhada com Brie e Frutos Secos

Esta coroa folhada fica muito bonita (eu distraí-me e ia deixando queimar) e assim que a vi no feed do Instagram da querida Andreia (aqui) acrescentei logo à minha lista de receitas a experimentar. A Andreia enviou-me logo a receita, mas se forem ao feed dela conseguem ver a receita e o folhado lindo dela.
Aqui em casa foi muito apreciado e já está decidido que vai ser uma receita a repetir mais vezes. Só preciso é de não me distrair outra vez com o forno!






Ingredientes:
1 massa folhada refrigerada
3 c. de sopa de doce de frutos vermelhos
200 g de queijo Brie
2 c. de sopa de pistácios
2 c. de sopa de nozes
1 ovo M


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Desenrole a massa folhada sobre uma folha de papel vegetal.
Coloque uma taça no meio e marque um círculo. Corte o círculo em triângulos. Fora do círculo espalhe o doce e coloque por cima fatias de brie. Polvilhe com as nozes e os pistácios picados. Puxe os triângulos de dentro para fora, juntando as duas massas formando uma coroa. Pincele a coroa com o ovo batido. Leve ao forno por 12 minutos ou até estar dourada.






Bom Apetite!

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Pão de Mia Integral com Sementes

Faço pão com alguma frequência cá em casa e a minha receita de eleição é o pão da Titá, mas não podia deixar de experimentar esta receita que a Filipa Gomes partilhou no Instagram e que meio mundo já experimentou. Eu fiz o meu com farinha integral e sementes.
Fica bem crocante e é muito bom.



Ingredientes:
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de farinha integral
1 1/2 chávena de água morna
mistura de sementes q.b.
1 c. de chá de sal fino
1 c. de café de fermento de padeiro seco


Preparação:
Misture todos os ingredientes numa taça com uma colher de pau. Cubra com um pano e deixe levedar cerca de 12 horas. Pré-aqueça o forno a 250ºC e coloque lá dentro um tacho com tampa. Entretanto disponha a massa num papel vegetal polvilhad com farinha. Polvilhe com mais um pouco de farinha e dobre a massa ao meio e molde um pão redondo com a dobra para baixo. Retire o tacho do forno e coloque o pão com o papel vegetal lá dentro. Tape o tacho e coza cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo destape e deixe cozer mais uns 10/15 minutos até obter uma crosta tostada.





Bom Apetite!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Cheesecake de Framboesas

Tal como prometido aqui vai a receita do cheesecake. Foi uma das sobremesas que preparei para o almoço de Páscoa.
Ainda vão a tempo de a experimentar no fim de semana. Ficou uma sobremesa bem bonita, tal como eu tinha idealizado. Tive a preciosa ajuda da minha filha mais nova que colocou os morangos cuidadosamente em toda a volta da forma.




Ingredientes:
Base:
200 gr de bolacha maria
80 gr de manteiga
Recheio:
3dl de coulis de framboesa (no post anterior)
2 pacotes de natas 
200 gr de queijo creme (usei philadelphia light)
6 folhas de gelatina
100 gr de açúcar 
morangos e framboesas q.b. para decorar



Preparação:
Triture as bolachas no copo da bimby ou num robot de cozinha. Junte a manteiga derretida, amasse bem e coloque no fundo de uma forma de mola. Leve ao frigorífico. 
Prepare o recheio: Demolhe as folhas de gelatina em água. Bata o queijo com o coulis de framboesa. Bata as natas até estarem consistentes, junte o açúcar e continue a  bater até estarem bem firmes. Escorra a gelatina, leve-a a derreter no microondas (cerca de 10 segundos) e junte à mistura de queijo. Envolva as natas e misture bem. Corte os morangos ao meio (coloque um pouco de creme no fundo da forma para fixar os morangos), disponha os morangos em toda a volta da forma. Encha a forma com o creme restante. Leve ao frio para solidificar. Decore a gosto com framboesas e morangos.





Bom Apetite!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Coulis de Framboesas

Para a Páscoa tinha em mente fazer uma sobremesa com framboesas. Sabia exatamente o que queria fazer, um cheesecake de framboesa com morangos à volta. E assim fiz. Para isso tive de fazer este coulis de framboesas cuja receita partilho hoje. A próxima receita será a do cheesecake.
Para além de usar este molho no cheesecake, pode usar também com panquecas, gelado ou iogurte.




Ingredientes:
2 1/2 chávenas de framboesas congeladas
1/4 de chavena de àgua
1/2 chávena de açúcar
2 c. de sopa de água
2 c. de sopa de amido de milho
1 pitada de sal


Preparação:
Ponha a água, as framboesas, o açúcar e a pitada de sal num tachinho e leve ao lume. Cozinhe cerca de 6 minutos. Se não quiser um coulis com grainhas, passe as framboesas por um coador. Misture as 2 colheres de sopa de água com o amido e junte às framboesas. Cozinhe cerca de 2 minutos até engrossar. Verta o coulis para um frasco e guarde no frigorífico.





Bom Apetite!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Bolo de Amêndoa da Páscoa

Começo a semana com a partilha da receita do bolo de amêndoa que fez parte da nossa mesa de Páscoa. É um bolo bem húmido e fica delicioso.
Cobri com uma camada de doce de ovos e fios de ovos. Depois decorei com ovinhos e o coelhinho de chocolate da Lindt, o meu favorito.






Ingredientes:
500g de amêndoa 
6 ovos
Sal q.b.
270g de açúcar
fios de ovos q.b.
doce de ovos q.b.





Preparação:
Pique as amêndoas e reserve.
Separe as gemas das claras. Misture bem as gemas com o açúcar e bata até começarem a ficar fofas e esbranquiçadas.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal.
Alternadamente incorpore na mistura de gemas e açúcar a amêndoa e as claras até obter uma mistura homogénea.
Coloque a mistura numa forma redonda sem buraco previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer. De seguida cubra o bolo com doce de ovos e fios de ovos.Decore a gosto.






Bom Apetite!

domingo, 12 de abril de 2020

Uma Páscoa Diferente

Este ano todos nós tivemos uma Páscoa diferente à que estamos habituados a ter. Não houve encontros de família nem de amigos. Esperemos que tudo isto passe para que possamos estar novamente perto daqueles de quem mais gostamos.
Deixo-vos aqui um pouco do que foi a Páscoa aqui em casa.
Em breve partilharei algumas receitas que ainda não estão aqui.






















Uma Páscoa docinha para todos!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Bolo de Cenoura da Páscoa

Estamos a poucos dias da Páscoa. Este ano vai ser tudo muito diferente. Não vou almoçar a casa dos meus pais, não vou estar com os familiares que todos os anos nos visitam por esta altura. 
Este bolo fiz para levar a casa dos meus pais. Um bolo de cenoura cuja receita já publiquei aqui. Decorei com um drip de chocolate, algumas amêndoas e flores. 






Ingredientes:
375 g de cenoura crua
1 laranja, raspa
300 ml de oleo vegetal
5 ovos M
450 g de açúcar granulado
360 g de farinha de trigo t55 sem fermento
3 c. de sobremesa de fermento 
ganache de chocolate para decorar opcional


Preparação:
Coloque no processador todos os ingredientes, excepto a farinha e o fermento.
Pressione bem até estar tudo bem triturado durante alguns minutos. Peneire a farinha e o fermento. Verta a mistura da cenoura para uma taça onde colocou a farinha. Envolva até obter uma massa lisa. Coloque a massa numa forma previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ªC cerca de 55 min. Decore a gosto.


Feliz Páscoa!

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Folar de Laranja do Rui

Todos os anos na Páscoa faço um folar, todos os anos experimento uma receita nova. Desta vez escolhi uma receita do Rui Ribeiro do blog Faz e Come. Só vos posso dizer que ficou muito fofo e delicioso.




Ingredientes:
Massa:
100 ml de leite
1 colher de sopa de açúcar
10 gramas de fermento fresco de padeiro
25 gramas de manteiga
2 ovos
300 gramas de farinha tipo 65
1 colher de café de sal
1 ovo para pincelar
Recheio:
25 gramas de manteiga amolecida
50 gramas de açúcar amarelo
1 laranja

Coloque no copo da Bimby, ou outro robot de cozinha o leite, o açúcar e o fermento. Aqueça 2 min/37º/vel1. Adicione a manteiga, 2 ovos, o sal e a farinha. Programe 3min/vel espigaAmasse mais 2 minutos na mesma função.Tape com película aderente e deixe levedar até, pelo menos, dobrar o volume.Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha, amasse ligeiramente e estenda um retângulo com cerca de 50x30 cm. Misture a manteiga amolecida com o açúcar amarelo e a raspa da casca de laranja e barre sobre a massa. Enrole, começando pela parte mais comprida, até obter um rolo bem comprimido. Corte em 7 pedaços. Distribua os rolos de massa por uma forma redonda com cerca de 22 cm de diâmetro previamente untada com manteiga ou forrada com papel vegetal, deixando a superfície de corte voltada para cima.Tape com um pano e deixe repousar durante mais meia hora. Entretanto, ligue o forno nos 180ºC .Pincele com o ovo batido e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó.



Bom Apetite!

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Crumble de Maçã com Aveia

Estamos todos em casa, e os dias estão chuvosos e cinzentos. Ainda apetece ligar o forno e num desses dias saiu um crumble de maçã que tive de voltar a fazer de novo no dia seguinte porque as minhas filhas adoraram e pediram para voltar a fazer.




Ingredientes:
6 maçãs grandes
120 g de açúcar amarelo
110 g de farinha de aveia
110 g de farinha T55
110 g de manteiga
2 c. de sopa de flocos de aveia
canela q.b.


Preparação:
Descasque as maçãs e corte em cubinhos ou às fatias finas. Coloque num recipiente que possa ir ao forno. Junte um pouco de açúcar e canela. Reserve. Prepare o crumble: numa tigela misture as farinhas, os flocos de aveia, o açúcar e a canela. Junte a manteiga derretida e mexa com uma colher até obter uma massa granulosa. Disponha sobre as maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 180ǺC cerca de 25 minutos, até ficar bem dourado. Sirva morno ou quente.




Bom Apetite!

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Esferas de Vitela (croquetes)

Tinha umas sobras de vitela estufada, e para não desperdiçar este restinho de carne, resolvi fazer uns croquetes que ficaram muito saborosos. E assim, com pouco se voltou a fazer um delicioso petisco.
Podem aproveitar qualquer tipo de carne que vos tenha sobrado.
O lema é mesmo não desperdiçar!






Ingredientes:
200 g de sobras de vitela estufada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
65 g de manteiga
85 g de farinha de trigo
150 ml de leite
1 raminho de salsa
sal e pimenta preta q.b.
1 ovo
pão ralado q.b.
óleo para fritar q.b.

Preparação:
Pique a carne de vitela num robô de cozinha. Leve ao lume um tacho com manteiga, a cebola e os dentes de alho bem picadinhos. Deixe cozinhar um pouco até a cebola estar macia em lume brando. Junte a farinha e mexa bem. De seguida junte o leite e mexa.
Tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione a vitela e a salsa picada. Mexa até a mistura começar a descolar-se do tacho. Coloque o preparado numa taça e leve ao frigorífico até estar bem frio. Molde bolinhas, se necessário, polvilhe as mãos com farinha. Passe as bolinhas pelo ovo batido e de seguida pelo pão ralado.
Frite em óleo bem quente.






Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de: